Por muitos anos pensei que filosofia era coisa de vagabundo. Como ela não produz nenhum bem tangível imediato ou aparentemente não fornece grande contribuição para uma sociedade de mercado, ou seja, não vejo um prédio ser feito, uma pessoa ser receitada ou um produto ser lançado, por um filósofo; diferente de outras áreas, me parecia que estudar filosofia era viver alienado da realidade e dos problemas de aqui e agora.
Depois que me converti, a coisa não mudou muito. Mas além desse pensamento utilitarista que já tinha, comecei a ouvir que a filosofia nos afastava de Deus.
Por incrível que pareça, quando comecei a estudar de fato teologia foi que meu interesse por filosofia começou a surgir. Grandes autores citavam trechos de filósofos, o que me despertou a curiosidade de entendê-los melhor. Foi quando percebi a influência que a filosofia tem em nossas vidas, mesmo quando não a percebemos. Até mesmo a teologia (não me refiro aqui às Escrituras, mas ao pensamento de teólogos) têm influências filosóficas. Aliás, todos nós temos. Estudar filosofia é ir além das preocupações do dia a dia e olhar para o todo, a realidade, a qual entendemos que foi criada por Deus.
Baseado nisso, gostaria de espantar alguns fantasmas lançados contra a filosofia e listar alguns benefícios que um cristão pode ter em estudá-la. Vale ressaltar que, obviamente, ter uma cosmovisão cristã bem estabelecida ajuda – e muito – a saber filtrar o que os grandes filósofos pensaram durante a história.
Vamos à lista:
- Conhecer os pensamentos filosóficos que influenciaram nosso modo de pensar. Um dos grandes problemas de muitos cristãos hoje, principalmente os que se preocupam com apologética, é o desserviço que fazem ao atacar espantalhos de diversos pensadores, sem entendê-los de fato. Cristãos comprometidos com a verdade devem ser justos em seus julgamentos. Sei que é mais fácil ler um livro em que o autor critica diversos pensamentos sem ter o trabalho de ver se aquilo condiz com o real. Estudar filosofia nos ajuda a compreender melhor os grandes pensamentos que moldaram nosso modo de pensar de modo direto, sem sermos refém de comentadores que muitas vezes remodelam o que o autor disse para seus próprios benefícios.
- Toda verdade é uma verdade divina. É quase unanimidade entre grandes pensadores cristãos a ideia de que toda a verdade é uma verdade de Deus. Se temos uma base cristã forte para saber filtrar o que é bom, podemos peneirar e encontrar pensamentos e ideias que entram em contato com o que acreditamos, nos ajudam a entender o mundo que Deus criou e até mesmo aumentam nossa fé. Por exemplo: Se compreendermos a forma como o conhecimento nos é dado, isso acontece de determinada maneira porque Deus assim o fez.
- A filosofia nos ajuda aprender a ouvir e dialogar com diferentes formas de pensar. Isso não quer dizer entrar num relativismo ou em um subjetivismo, mas compreender o porquê determinada pessoa pensa de tal forma. Mas isso, novamente, requer esforço. Se tudo que pensamos na área filosófica provém de um intérprete, continuaremos preso em nosso mundinho.
- Se nós não estamos estudando, outros estão. Existem opiniões diferentes do quanto um cristão pode influenciar de fato um mundo afetado pelo pecado. Independente disso é inegável que existe uma disputa para controlar como a mente das pessoas irá pensar. Se não estamos estudando filosofia, descrentes estão. E com isso eles podem influenciar até mesmo a forma dos cristãos pensarem, sem que percebamos. Como vamos analisar as coisas se não a conhecemos? Como vamos refutar se não a entendemos?
Entender filosofia não é algo necessário para a salvação, nem te torna um crente mais especial.
Mas pode ajudar a sua mente a ir mais longe, podendo ser usada para a glória de Deus de várias formas, especialmente em tempos de intensos debates no mundo das ideias.
Mas, o mais importante, é não colocar as ideias filosóficas acima das Escrituras. A Bíblia deve ser sempre nosso padrão, não o que pensador x ou y dizem. Se os filósofos buscam descobrir a verdade sobre as coisas, e Cristo é a verdade, eles buscam a Cristo, ainda que não saibam. E é nas Escrituras que a maior história de todas nos é contada.
Você tem mais motivos para um Cristão Filosofia? Compartilhe com a gente nos comentários!